domingo, 4 de janeiro de 2015

Não entendeu o final de The Witcher?


E ai? Quem era Alvin? Quem era o Grão-Mestre? O que “caralhos” aconteceu no final de The Witcher? Se ficou na dúvida, vamos as respostas.


Nota: obviamente o artigo todo é um spoiler do final de The Witcher 1. Caso não tenha jogado ainda, recomendo que não leia.

Como acrescimento antes de tudo, nada foi confirmado ou desmentido pela CDProjekt RED, o que da a entender que a produtora deixou a cargo dos jogadores decidirem quais evidências deveriam julgar importantes ou não de modo a que cada um tenha sua própria interpretação do final. Vamos as mais comuns:

Poderíamos resumir o final de forma bem simplista assim: o GrandMaster é ninguém menos que o próprio Alvin, que viajou no tempo e interviu junto a Order of the White Rose. Isso ainda é mais visível quando os diálogos do GrandMaster mudam conforme as respostas que você da a Alvin no Cap IV. Simples? Mas não é a única interpretação possível. Vamos detalhar isso.



Muitos fãs do jogo acreditam que Alvin é realmente o Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Aldersberg. Quando a luta entre os elfos sob o comando de Toruviel e a Ordem da Rosa Flamejante explode em pleno vigor na aldeia de Muricy Waters, Alvin se teletransporta para longe, porque ele se assusta com um guerreiro élfico. A capacidade de Alvin se teletransportar através do tempo e do espaço decorre do fato de que ele é uma fonte de poder. Acredita-se que ele foge para o passado, talvez de volta para onde ele foi criado e, em última análise, incorpora o que havia aprendido com Geralt, aceitando seu destino e tornando-se o Grão-Mestre. Acha que estamos viajando na maionese? Vamos aos indícios…

Indícios que falam a favor dessa hipótese incluem o pingente “dimeritium” que Alvin usa. Alvin, o menino, tem um assim como o Grão-Mestre; a única diferença é que o amuleto de Aldersberg mostra anos de desgaste. Ou seja, mais uma dica de que ele voltou para no tempo com tudo, roupas, conhecimento etc. Outra dica está na menção de que o jogo preferido de Alvin é “matar o elfo”, onde ele joga sempre como Grão-Mestre e ganha. Além disso, quando o grupo de Jacques vem em auxílio dos refugiados no Cemitério do Pantano (Capítulo V), Jacques diz Geralt que ele estava retornando um favor ao salvar a vida do witcher, possivelmente referindo-se ao fato de Geralt resgatar Alvin de seqüestradores nos capítulos I e III, matando o Devorador que ataca Alvin no Capítulo IV ou dos barghests no início do Capítulo I. Em outros diálogos ainda da a entender que Geralt atuou como figura paterna para Jacques.

Dentre os contra-argumentos a esta hipótese, pessoas da cidade nos capítulos II e III já falam de Jacques Aldersberg apesar do fato de que Alvin existe e está sob os cuidados de Geralt e Triss (ou Shani dependendo de sua escolha) naquele tempo e lugar, o que sugere que eles são duas pessoas diferentes (impossíveis de viver na mesma era e local). Outros acham que o fato dos dois coexistirem não viola quaisquer princípios de viagem no tempo. Uma inconsistência possível é que Alvin tem cabelo loiro e Jacques de Aldersberg tem cabelos castanhos. No entanto, as crianças nascidas com cabelos loiros na vida real costumam, muitas vezes, escurecer a um termo-castanho à medida que crescem, por isso essa diferença de cor do cabelo não é proibitivo.

Na cena em que Alvin diz a Geralt que ele quer ser um witcher, o jogador pode responder “Não se torne um witcher, torne-se um cavaleiro”, nesse caso Alvin responde: “Eu vou ser um ‘Witcher-Knight’!” sugerindo um cavaleiro que caça monstros, como a Ordem da Rosa Flamejante faz. Além disso, durante um diálogo com Siegfried, Geralt descobre que até mesmo um witcher pode se tornar um membro da Ordem .

Nos campos, no Capítulo IV, o jogador deve escolher um conselho para dar para Alvin. Seja qual for o conselho que você escolher, será repetido de volta para Geralt por Jacques no Epílogo, o que é altamente sugestivo. A seção de Quests do menu induz a correlação de que foi repetido: “As palavras do Grão-Mestre parece familiar, embora eu não tenho certeza do que…”.

No final do jogo, se você permitir que o rei Caçador Selvagem leve a alma de Jacques de Aldersberg, ele diz a Geralt que ele sabia que esta alma tem outro nome, possivelmente apontando Alvin, embora seu nome não esteja explicito proferida. Além disso, todas as lições dadas a Alvin por Geralt parecem ter tido uma grande influência sobre opiniões expressas do Aldersberg durante os discursos de finais.

Alvin aparece no Icy Wasteland no Epílogo. Talvez ele é convocado por Geralt, talvez por Jacques, e ele desaparece rapidamente, sem a chance de iniciar um diálogo com ele.

No encontro com Dandelion após o confronto final, Geralt traz essa pergunta a si mesmo. Os dois concluem que eles nunca vão saber com certeza. Lembram que lá encima citei que a CDProjekt RED nunca se pronunciou sobre o final de The Witcher?

Essas especulações de fãs nunca foram confirmadas ou negadas pelos desenvolvedores.

—-

E ai? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Agradecimentos ao usuário ShadowFang (fórum adrenaline) pelas informações passadas, e ao wiki do The Witcher que escreveu a maior parte do que traduzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário