sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Eita! CD Projekt RED acionou uma reunião de urgência com os principais acionistas para evitar uma aquisição hostil




Segundo o site polonês RP, a CD Projekt RED marcou uma assembleia geral com seus principais acionistas para 29 de Novembro agora. Ao que parece, a pauta é proteger a RED contra uma aquisição hostil.

A empresa quer introduzir uma restrição ao exercício do voto direito de um acionista majoritário com mais de 20 por cento da empresa. Via de regra qualquer acionista é capaz de anunciar uma oferta pública pela aquisição de ações remanescentes da empresa a um determinado preço, com o controle da companhia no caso de mais de 50% dela.

Conforme explicado na carta, o objetivo é proteger e assegurar o respeito pelos interesses de todos os acionistas em caso de potencial surgimento de um grande investidor (afinal de contas, a CD Projekt RED agora vale 1 bilhão de reais!). O maior perigo é justamente um acionista com grande poder aquisitivo fazendo as ações valerem menos em caso de uma oferta por grande quantidade delas.



A reunião visa principalmente alterações propostas no Estatuto de Sociedade decorrentes do desejo de proteger-se contra aquisições hostis e perda de controle da empresa - segundo Michael Skiba, analista da Ipopema Securities. A ideia é limitar os poderes de um grande acionista na tomada de decisões, algo comum em empresas de capital aberto como a Ubisoft e EA, quando o lucro passa a ser mais importante que a qualidade.

A reunião convocada para 29 de novembro também vai decidir sobre a compra de ações. Estabelecer um teto mínimo para valores e um máximo para compras de ações.

É bom ficarmos de olho, vale lembrar que The Witcher 3: Wild Hunt precisou ser adiado duas vezes até seu lançamento final, e parte desse esforço foi justamente por convencer os acionistas de que a qualidade final significaria um lucro maior. Com Cyberpunk 2077 a caminho, esse é um caminho a ser observado de perto.



Fiquem ligados na WitcherBR para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário