sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Os Melhores Filmes, Livros e Jogos Cyberpunk!




Cyberpunk 2077 é certamente um dos jogos mais esperados pelo mundo gamer. O problema é que ele não tem data de lançamento, que pode ser esse ano ou em 2077. Contudo, o gênero Cyberpunk é extenso, com dezenas de lançamentos nas mais diversas mídias. Para ajudar a preencher o tempo até que a CDPR lance esse tão esperado jogo, compilamos uma lista com os melhores/mais aclamados filmes, livros e jogos do gênero Cyberpunk!


Lembrando que nem todos são 100% Cyberpunk, mas todos possuem influência e/ou elementos do gênero. Fizemos a lista de acordo com nossas preferências pessoais e através de críticas e indicações de diversas páginas da internet. Tentamos também disponibilizar os links dos locais/sites onde vocês podem acessar as mídias. Infelizmente os filmes estão acessíveis em poucos locais e alguns dos livros só estão disponíveis em inglês. Vocês podem, é claro, utilizar meios alternativos para encontrar essas mídias (principalmente os filmes). Mas é sempre bom prestigiar os artistas, escritores e desenvolvedores.

English speakers: Unfortunately, we didn’t had the time to properly translate this article. It lists the best movies, books and games of the Cyberpunk genre for you to watch/read/play while waiting for Cyberpunk 2077. However, there’s a Google translation option at the left bar just after the CD Projekt Red section. We tried to keep the text as formal as possible to facilitate the translation. Hope you enjoy the article!


Filmes


Blade Runner



Certamente o mais icônico da lista. Sendo inspirado pelo livro “Do Androids Dream of Eletric Sheep?”, de Philip K. Dick, o filme foi lançado em 1982 e é considerado um dos maiores exemplos do gênero Cyberpunk. Passando-se em uma Los Angeles distópica e decadente, o filme segue a trajetória do Caçador de Replicantes Rick Deckard em busca de um perigoso grupo de replicantes.


Disponível em:
Google Play


Blade Runner 2049




Sendo a continuação de Blade Runner, Blade Runner 2049 continua a história mas mantém muitos dos pontos e tramas filosóficos estabelecidos no anterior. Passando-se 30 anos após o original, seguimos os passos de K, um caçador de replicantes de Los Angeles que acaba descobrindo um grande segredo que tem o potencial de mergulhar a cidade num caos ainda pior.




Disponível em:


RoboCop




Lançado em 1987, o filme trata de temas como corrupção, privatização e gentrificação em uma Detroit distópica. Alex J. Murphy, um policial da cidade, acaba sendo cruelmente morto durante uma perseguição a criminosos. No entanto, seu corpo é utilizado para o programa Robocop. Após  se lembrar dos fatos acontecidos com Murphy, RoboCop passa a buscar justiça.




Ghost in a Shell (1995)




Animação japonesa baseada no mangá de mesmo nome, Ghost in a Shell (O Fantasma do Futuro em português), trás um profundo debate sobre a humanidade e identidade. A trama envolve a perseguição a um hacker chamado Mestre das Marionetes pela Major Motoko, líder do secreto Esquadrão Shell. Durante a perseguição Motoko descobre uma conspiração e acaba em uma jornada em busca de sua identidade.



Disponível em:


Totall Recall




Chamado de Vingador do Futuro no Brasil, o filme foi lançado em 1990. No ano de 2084, o operário Douglas "Doug" Quaid recorre a um implante de memória para poder simular uma viagem a Marte, já que sua esposa não concordava com uma viagem real. Mas algo sai errado e ele começa a se lembrar de quem realmente era e de fatos que, até então, desconhecia




Judge Dredd




Com o nome de O Juiz no Brasil, o filme foi baseado no personagem/revista de quadrinhos de mesmo nome. Em 2139 o mundo entrou em colapso total. O clima e os países mudaram de forma tão drástica que o mundo acabou se tornando um deserto desolado, que ficou conhecido como "A Terra Maldita". Forçados a viver em “Megacidades”, os humanos sofrem com a violência e gangues. É nesse mundo caótico que entra Dredd, um dos mais famosos Juízes (policiais que tomam o papel de juiz, júri e carrasco) que acaba sendo acusado de um crime que não cometeu e passa a buscar a verdade.





Bônus: Dredd (2012)




Também baseado na revista em quadrinhos Judge Dredd, o filme não é ligado ao de 1995 e possui outra trama. Ao serem chamados para apurar 3 assaassinatos no megaprédio Peach Trees, o Juiz Dredd e a aspirante a juíza Cassandra Anderson acabam descobrindo que o prédio é controlado por Ma-Ma e é utilizado como fábrica da poderosa droga chamada Slo-Mo. A líder da gangue ordena o fechamento completo do megaprédio e passa a perseguir os juízes, que não tem outra alternativa além de caçar a perigosa Ma-Ma.



Disponível em:
Google Play


Cowboy Bebop




Baseado no anime japonês de mesmo nome. Em um 2071 de grandes avanços tecnológicos, a sociedade vive tanto na Terra quanto na colônia de Marte. Com o grande aumento na violência, o governo passa a permitir que caçadores de recompensas, chamados de “cowboys”, passem a procurar criminosos e fugitivos.  Spike Spiegel, Jet Black, Faye Valentine e Ed, cowboys de um excêntrico grupo de caçadores, acabam envolvidos na trama de Vincent, um personagem obscuro que busca morte e destruição. Os quatro cowboys partem então em uma perigosa caçada para parar Vincent.




Akira




Filme de animação japonesa baseada no anime de mesmo nome. No ano de 2019, Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros na cidade chamada de Neo-Tokyo , construída depois da Tóquio original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, acaba perdido e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que visam desenvolver seu potencial paranormal. Como resultado acaba enlouquecendo e, com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reaviva o medo de uma nova destruição.



Disponível em:


The Matrix




Fortemente influenciado por Ghost in a Shell e Neuromancer, Matrix foi lançado em 1999 e tornou-se um grande sucesso. Thomas Anderson vive uma vida dupla, trabalhando de dia em uma empresa e à noite como hacker utilizando o codinome Neo. Sua busca pelo significado de Matrix faz com que Neo seja contatado por Trinity, uma mulher que diz que um homem chamado Morpheus tem a resposta. Essas buscas fazem Neo ser perseguido por um grupo de Agentes comandados pelo Agente Smith, que estão em busca do terrorista Morpheus. Neo acaba fugindo e encontra Morpheus, que dá a ele uma escolha que mudará sua vida.
P.S: Apesar de não terem sido incluídas, as duas sequências também são ótimos filmes.




TRON: O Legado




Lançado em 2010, Tron: O Legado é a continuação de Tron, de 1982 (considerado um filme revolucionário na época). Kevin Flynn é um gênio da informática que, um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Seu filho Sam, na época com sete anos, é criado pelos avós e a empresa de Flynn, a Encom, é gerenciada pelos demais acionistas. Já com 27 anos, Sam não quer assumir o controle da empresa e prefere boicotá-la uma vez por ano. Um dia o braço direito de seu pai, Alan Bradley, recebe um bipe, o que faz com que Sam vá até o local onde Kevin tinha uma série de consoles de videogame. Lá Sam encontra uma passagem secreta, que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam o aciona e é levado a outro mundo, tecnológico, habitado por programas de computação.



Disponível em:


Livros


Neuromancer




Considerado como o livro que marcou o gênero, Neuromancer não só conquistou milhares de leitores como também serviu de inspiração para o filme Matrix e para Cyberpunk 2020, o RPG de mesa de Mike Pondsmith (e que está servindo de inspiração para Cyberpunk 2077). O livro de William Gibson (primeiro da trilogia Sprawl) segue a trajetória de Case, um cowboy (hacker) inutilizado de entrar na Matrix após trair seus empregadores. Case é encontrado por uma samurai de rua que o leva para um homem chamado Armitage. Após uma proposta inexcusável, Case é levado para uma missão secreta onde sua própria vida estará em jogo. A história trata de temas como humanidade, culpa e a busca por identidade.

Disponível em:


Do Androids Dream of Eletric Sheep




Escrito em 1968 por Philip K. Dick, o livro é o percursor do gênero Cyberpunk. Sua narrativa foi adaptada para o filme Blade Runner, de 1982. A trama principal segue Rick Deckard, um caçador de recompensas que recebe a missão de aposentar (matar) seis androides modelo Nexus-6 que fugiram. A trama secundária segue John Isidore, um homem de baixo QI que auxilia os androides. Em conexão com a história de Deckard, o livro explora o que é ser humano e se a empatia é uma característica exclusiva dele.

Disponível em:


Altered Carbon




Livro, escrito por Richard Morgan,  que inspirou a série de mesmo nome da Netflix. No século XXV, onde a consciência humana é armazenada em capsúlas e pode ser transferida para novos corpos, a morte torna-se uma mera inconveniência. Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Kovac acaba envolvido em uma conspiração maligna que ultrapassa até os piores padrões de uma sociedade que trata o Ser Humano como um mero produto.

Disponível em:


The Stars My Destination




Escrito por Alfred Bester, a história baseia-se no século 24/25 (variando de edição para edição) quando humanos colonizaram todo o Sistema Solar. Conta a história de Gully Foyle, um teletransportador motivado por um intenso sentimento de vingança.

Disponível em


When gravity falls




Ficção cyberpunk Criada pelo autor George Alec Effinger. A história desenrola em um Oriente Médio futurista mais próspero que o Ocidente. Uma série de assassinatos brutais começam a assustar os Budayeen, e Audran é quase executado por Friedlander Bey, que no começo acha que ele é o assassino. Ele é então forçado por Bey a tornar-se seu investigador e passar por uma série de modificações cibernéticas experimentais.

Disponível em


Hardwired




Escrito por Walter Jon Williams,  conta a história de um mundo controlado pelas Corporações Orbitais. Nas ruínas de um Estados Unidos destroçado pela Guerra do Rock, o ex-piloto de caça Cowboy, que pode ser ligado diretamente ao seu veículo através de um soquete craniano, tornou-se um panzerboy, um contrabandista de tecnologia que dirige aerotanques pelo terreno arrasado do interior. Ele se une a Sarah, outra mercenária durona, para uma última tentativa de independência contra os terríveis Orbitais. Eles juntam uma improvável gangue de desajustados em uma viajem que os levará à margem da atmosfera.

Disponível em:


Tea From An Empty Cup




“Como você pode beber chá de uma xícara vazia?" No livro de Pat Cadigan, esse antigo enigma Zen é a chave para um desconcertante mistério: um homem jovem encontrado com sua garganta rasgada enquanto estava trancado sozinho em uma sala de realidade virtual. O segredo para essa morte enigmática está em um mundo cibernético obscuro onde nada é certo, e até a identidade de alguém pode mudar num instante.

Disponível em


Software




Primo livro da série Ware Tetralogy, escrita por Rudy Rucker, que ganhou o primeiro prêmio Philip K. Dick em 1983. Cobb Anderson, o criador dos primeiros robôs com cérebros reais, encontra outro “pheezer” antigo com um coração terminal e quando suas criações oferecem imortalidade ele arrisca seu corpo e seu mundo.  

Disponível em:


Frontera




Escrito por Lewis Shiner, conta a história de um mondo controlado por corporações 10 anos após a queda dos governos. A empresa Pulsystems enviou uma expedição em busca de sobreviventes para Frontera, uma colônia perdida de Marte. Reese, um antigo herói do programa especial americano, sabe a verdade. Os colonos não estão apenas vivos, eles descobriram um segredo tão devastador que os novos governantes da Terra não medirão esforços para conseguir. Reese é igualmente desesperado para usá-lo em seus objetivos pessoais. No entanto, nenhum deles contou com Kane, um veterano torturado das guerras corporativas cujas vozes alucinatórias o impelem a completar um antigo ciclo de heroísmo e alterar o destino da raça humana.

Disponível em:


Eclipse




No primeiro livro da série “A Song Called Youth”, John Shirley conta a história de um mundo devastado pela Terceira Guerra Mundial. De suas ruínas nasce a Segunda Aliança, que através de manipulação e da media chega ao poder para impor sua própria ordem mundial. Apenas a Nova Resistência reconhece a aliança pelo o que ela realmente é: uma teocracia racista escondida em um culto de eugenia. Nisso entra Rick Rickenharp, um herói do rock destinado a transformar o mundo.

Disponível em:


Jogos


Deux Ex




Considerado como um dos melhores jogos do gênero, é um misto de RPG, FPS e stealth. O ano é 2052 e o mundo é lugar caótico e perigoso. Terroristas operam com liberdade, matando milhares; drogas, doenças e poluição matam muito mais. As economias do mundo estão perto do colapso e a distância entre os insanamente ricos e os desesperados pobres cresce ainda mais.


Disponível em:


Syndicate




Um jogo de estratégia e tiro, Syndicate é um dos principais jogos na lista Cyberpunk. Nas escuras e distorcidas de amanhã, sindicatos empresariais competem pelo domínio global. Mas os negócios executivos e as tomadas de empresas são diferentes de hoje: eles são liderados por diretores de marketing que controlam times de ciborgues, meio homens e meio máquinas, com nenhuma consciência e muitas armas.



Disponível em:
GOG


(Bônus) Syndicate 2012




Apesar de não tão aclamado quando seu primo mais antigo, Syndicate 2012 é um FPS Cyberpunk que pega muito do mundo construído por Syndicate e o transfere para um jogo de tiro linear. Num futuro não tão distante, governos e nações ruíram, deixando ponderosos sindicatos em seu lugar. Eles fazem valer sua vontade através da mais ponderosa arma humana: agentes geneticamente criados que subvertem e destroem seus inimigos com as armas mais modernas.



Disponível em:


System Schock 2




Um RPG/FPS de terror com foco em sobrevivência, System Shock 2 ganhou diversos prêmios, incluindo de melhor jogo e melhor RPG. A nave especial Von Braun responde a um chamado de socorro do setor Tau Ceti V. Ao chegarem enviam uma equipe de resgate que não encontra nenhum humano, mas sem saberem acabam trazendo algo de volta. Você desperta do sonho criogênico com os gritos de desespero da tripulação. A nave vira uma armadilha, enquanto uma voz sinistra o guia para um segredo guardado nas sombras.



Disponível em:


Shadow Run Returns




Versão moderna do clássico, Shadow Run Returns mistura o gênero Cyberpunk com o de fantasia, criando um RPG em turnos que une máquinas e magia. Você é um shadowrunner, um mercenário habitando na margem da sociedade, nas sombras de massivas arcologias corporativas, vivendo dia após dia apenas com sua habilidade e instinto. Quando os poderosos e desesperados precisam que algo seja feito, você faz acontecer…através de qualquer meio necessário.



Disponível em:


Observer




O que você faria se seus medos fossem hackeados?  Observer  é um jogo de terror cyberpunk da Bloober Team, os criadores de Fear. Jogue como um Observer, a nova linha de frente da polícia neural, enquanto você hackeia as tortas mentes dos insanos.



Disponível em:


Remember Me




Apesar de ser bastante linear, Remember Me tem uma jogabilidade fluida, bons gráficos e uma história bastante interessante. Em um mundo onde memórias são o principal produto, o jogador assume o papel de Nilin, uma ex caçadora de elite de memórias com a habilidade de entrar na cabeça das pessoas para roubar ou até alterar suas memórias. Após perder suas memórias, Nilin parte em busca de respostas sobre seu passado e sobre sua identidade.




Disponível em:


Cyberpunk 2020




Apesar de não ser um jogo eletrônico, Cyberpunk 2020 é a base para Cyberpunk 2077 e também é resultado direto da influência de Blade Runner e Neuromancer. Criado por Mike Pondsmith, Cyberpunk 2020 é a versão melhorada de Cyberpunk 2013. Assumindo uma das diversas classes do jogo (como rockeiro, solo, netrunner, policial entre outras), o jogador luta contra as corporações e gangues de Night City, buscando a liberdade do povo ou seu próprio ganho pessoal. Por ser um RPG de mesa, é essencial jogar em grupo. Você pode adquirir o livro de jogo oficial direto da Talsorian (empresa de Mike Pondsmith) ou pode baixar a antiga versão em português brasileiro no link abaixo.

Disponível em:


Far Cry 3 Blood Dragon




Um spin-off de Far Cry 3, Far Cry 3 Blood Dragon incorpora o gênero Cyberpunk de forma irreverente, e cômica, num dos melhores jogos de tiro da Ubisoft. O ano é 2007 e você é o sargento Rex Colt, um Ciber Comando tipo Mark IV. Sua missão: pegar a garota, matar os malvados e salvar o mundo. Experimente cada cliché da era VHS sobre um futuro nuclear, onde ciborgues, dragões de sangue, mutantes e Michael Biehn (Exterminador do Futuro, Aliens e Comando Imbatível) colidem.



Disponível em:


Anachronox




Um JRPG ocidental que mistura cyberpunk, uma história envolvente e uma boa pitada de humor. A trama se passa em Anachronox, um planeta alienígena e artificial abandonado no centro do universo que virou lar para zé ninguéns, ladrões e canalhas. Nele seguimos os passos de Sylvester "Sly Boots" Bucelli (um PI sem sorte) e 6 outros heróis inusitados em sua busca por quem ou o quê está tentando destruir o universo. Eles são os únicos que acreditam que isso está acontecendo, e também os únicos que se importam em fazer alguma coisa.



Disponível em: 


Invisible, Inc




Um jogo de estratégia/tiro tático em turnos que segue a linha de Xcom e Syndicate. Você assume o comando dos agentes da Invisible para missões de infiltração nas mais perigosas corporações do mundo. Furtividade, precisão e trabalho em equipe são essenciais nas missões de alta periculosidade e alto ganho, onde cada movimento pode custar a vida de seu agente.



Disponível em:

Essa é uma pequena lista que certamente preencherá o vazio até a chegada de Cyberpunk 2077. No entanto, há muito mais para se ver no gênero. Além dos filmes, livros e jogos, também há animações, mangás, HQs e contos situados no mundo Cyberpunk. Você pode encontrar a grande maioria desses trabalho nos links abaixo:

Cyberpunk Database
Wikipedia

Boa jornada no louco mundo Cyberpunk!

Nenhum comentário:

Postar um comentário