terça-feira, 1 de novembro de 2016

Um pouco de Cyberpunk 2020, O RPG que inspirou a produção de Cyberpunk 2077


Matéria EXCLUSIVA WitcherBR

Um RPG num futuro sombrio. É esse o texto destacado na capa do primeiro livro de Cyberpunk 2020 escrito por Mike Pondsmith, produzido pela R. Talsorian Games em 1988. Trata-se de um mundo futurista sombrio, após um colapso econômico, marcado pela lei marcial (bem ao estilo de Dredd, da mesma época), no qual corporações multinacionais assumem o poder político e econômico do país. O plano de fundo é um universo de contrastes: alta tecnologia, beleza, pobreza e opressão convivendo juntas.


E os anos? 2013? 2020? 2030? A primeira edição lançada em 1988 fazia referencia ao ano de futurista iniciando em 2013. Dois anos depois, em 1990, a segunda edição passou a considerar o ano de 2020. Em 2005 foi lançada a terceira versão ambientada no ano de 2030. Estamos em 2016, acredita-se que 2077 seja o ano de ambientação escolhido pela CD Projekt RED. Vale lembrar ainda que Cyberpunk 2020 escrito em 1990 não previu tecnologias como mp3, conceito vago de internet e CDs. Essa modernidade certamente será adaptada pela RED.



Conhecendo os personagens

* estamos nos referindo a edição mais famosa, Cyberpunk 2020.

- Roqueiros

Roqueiros rebeldes que usam a música e a revolta para combater as autoridades. São poetas das ruas, a consciência social e rebeldia dos anos 2000. Você tem uma história da qual se orgulha – Dylan, Sprimgsteen, The Who, Elvis, Stones... – as legiões de heróis do hardrock que contam a verdade com suas guitarras estridentes e letras honestas.




- Solos

Assassinos de aluguel, guarda-costas, matadores, soldados. A maioria dos solos tem experiência militar, seja num exército das corporações ou numa das constantes ações policiais do governo pelo mundo. 
 


Você precisou se modernizar, cibermembros para armas e armaduras, chips com bio-programas, drogas para combates, enfim, uma infinidade de recursos conferem uma superioridade em seus reflexos. Isso tudo tem um preço. Seus reflexos de assassino estão tão desenvolvidos que você tem que se conter para não se enfurecer de uma hora para outra.

 


- Netrunners

Hackers cibernéticos. Aos três anos seus pais lhe compraram um velho Apple IV GS com uma tela Radius 241 e sua via mudou.

 


Quando você tinha treze anos, você transferiu dinheiro suficiente do sistema de contas desprotegido do banco Transamericano para financiar seu primeiro implante de interface neural. Você é o hacker perfeito: seu cérebro está conectado a modens e elos especiais. Você entra com facilidade nos sistemas mais guardados. O preço a se pagar é estar desprotegido: até que a corrida de invasão termine, você estará com seu cérebro exposto e mergulhado na rede.

 


- Técnicos

Mecânicos e médicos renegados. Você não pode deixar nada quieto – se algo permanecer ao seu lado por mais de cinco minutos você o desmonta e o transforma em algo novo. Sempre carrega pelo menos duas chaves de fenda e uma chave inglesa no bolso.

 


Se você for bom ganhará muito dinheiro, mas também acumulará altos inimigos. Seu primo é como você, porém ele é um tecnomédico. Num mundo onde metade de todas as coisas estão relacionada a mecânica, isso faz todo o sentido. Com problemas iguais ao seu.



- Mídias
Homens das notícias e repórteres que fazem de tudo para obter a verdade. Eles estão distorcendo a verdade lá fora. E você tem de impedí-los.

 


Semana passada, você seguiu uma pista quente e descobriu que uma corporação médica comercializava drogas ilegais nas ruas. Essa semana, está cobrindo uma guerra secreta entre corporações na América do Sul.



Cada nova história que você coloca no ar é mais um golpe que está deferindo em nome da liberdade e da justiça. Isso sem falar em audiência!

- Policiais

Representantes máximos da lei nas duras ruas do século XXI. Você está carregando pelo menos quatro armas de grosso calibre, na sua maioria automáticas, usando coletes Kevlar capazes de suportar tiros de 18 Kg por cm quadrado.



- Corporativos

Astutos caçadores de negócios e multimilionários. Existem caras abaixo de você, que matariam para ter um emprego como o seu. Existem caras acima de você, que matariam para mantê-lo afastado de seus negócios.



Sabotagem? Constante. Suborno? Rotina. Chantagem? Comum. Promoção por assassinato? Sempre uma possibilidade. Os riscos são altos, um escorregão e você pode se encontrar nas suas com o resto do lixo. Ou morrer.



Seus ideias estão um pouco enfraquecidos e as coisas fugindo a seu controle. Você não pode mais se preocupar com coisas como ética.

- Atravessadores

Intermediários, contrabandistas, organizadores, traficantes de informação. Agora suas jogadas deixaram de ser informações baratas e passaram a ser grandes, nos ramos dos negócios.



Porém você não está nisso somente pela grana. Se alguém precisa sumir por um tempo, você irá esconde-lo. Talvez faça isso pois sabe que ficarão lhe devendo uma. Porém não tem tanta certeza. Você é um terço Robin Hood e dois terços Al Capone. Nos anos 90 os chamariam de Rei do Crime.

- Nômades

Guerreiros das ruas e ciganos que percorrem as auto-estradas. As corporações chegaram e o expulsaram de suas terras. Não é a primeira vez que isso acontece, nem será a última.



Vocês procuram suprimentos, empregos estranhos e partes sobressalentes em um mundo onde a sociedade está fragmentada. Batedores? Motoqueiros? Todos no mesmo ramo.

Neuromancer, Cyberpunk e a CD Projekt RED


Nos Estados Unidos, trinta e dois anos de um governo corrupto e a desestabilização econômica resultaram em uma nação dívida – por classes, raças e condições econômicas. Governos e corporações estão lado a lado. Bolsas de valores, espionagem e atividades secretas, guerras corporativas, submundo do crime, tudo isso associado a inovação tecnológica rendeu a Cyberpunk 1988 o premio de melhor RPG da sua década.

Não sabemos como a empresa polonesa irá aproveitar todos esses elementos em seu jogo. Acostumada como o universo de The Witcher, trabalharam por um longo período focados principalmente na história com um personagem marcante. O mundo de Cyberpunk é muito mais do que isso. Não existe um personagem emblemático (ao menos por enquanto).



Rumores apontam também para a possibilidade de inserirem personagens de Neuromancer, obra em livro de William Gibson, considerado um dos maiores romances do gênero Cyberpunk.



O livro conta a história de Cage, um ex hacker (cowboy, como são chamados os hackers no livro), que foi impossibilitado de exercer sua profissão, graças a um erro que cometeu ao tentar roubar seus patrões. Eles então envenenaram Case com uma micotoxina, que danificou seu sistema neural e o impossibilitou de se conectar à Matrix. Antes deixaram uma quantia de dinheiro com ele, pois "iria precisar dele".

 


Case então procura as clínicas clandestinas de medicina de Chiba City, onde gasta todo seu dinheiro com exames, sem conseguir encontrar uma cura. Drogado, sem dinheiro, desempregado - é nessa condição que Molly o encontra e a trama se inicia, com uma cura para os danos de Case à vista.



Sentiu uma aproximação com Matrix, o mesmo livro que levou a trilogia de filmes famosos? Pois saiba que tudo isso ainda tem inspiração em Ghost in the Shell (no Brasil veio com o nome de “O Fantasma do Futuro”), uma animação japonesa de 1995 dirigido por Mamoru Oshii e escrito por Kazunori Itô e Masamune Shirow.

Temos um artigo especial com as primeiras imagens econceitos de Cyberpunk 2077 pela CD Projekt RED. Abaixo deixo também o filme “Ghost in the Shell” caso esteja empolgado com o assunto.


E se tudo isso ainda não cessou sua curiosidade, a páginade Cyberpunk da Wikipédia traz uma imensa lista de livros e filmes aos quais você pode perder horas e horas.

Mais empolgados para Cyberpunk 2077?

Nenhum comentário:

Postar um comentário